sexta-feira, 16 de novembro de 2007
Atividade 11: Apreciação de valores éticos e políticos
Atividade 10: Apreciação de valores éticos e políticos
Atividade 9: Apreciação de valores éticos e políticos
Atividade 8: Recuperação do contexto de produção
Atividade 6: Recurso de linguagem: " Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na Rua Saint-Séverin"
Atividade 3: Situação de produção
Atividade 2: Checagem de hipóteses do título e da pergunta
" Qual a relação que pode haver entre uma revolta de trabalhadores e um massacre de gatos? "
Atividade 1: Predição do título: " Os trabalhadores se revoltam: o grande massacre de gatos na Rua Saint-Séverin "
Atividade 4: Relatório Científico
A elaboração do relatório deve passar por um esboço (planeamento da informação) e, quase sempre, por alguns rascunhos.
O aspecto geral e qualidade gráfica do relatório têm uma importância primordial. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar corrector.
Apertar a letra, diminuir o espaço entre linhas, ocupar as margens tornará a leitura difícil e a apresentação pouco atraente.
O relatório deve ter uma capa. No entanto, sobretudo se for pequeno, pode dispensar uma encadernação.
O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido.
A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correcta. Ver Exemplos.
No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiu-se, mediu-se), plural (fizemos, concluímos, medimos) ou narrativo ( o autor fez o, o autor concluiu, mediu). A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos. A Estrutura do Relatório
Pode optar-se por uma estrutura que inclua uma Introdução, Procedimento, Resultados e Conclusões. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos que devem ser destacados de algum modo (letras maiúscula, sublinhado, tamanho superior, etc.)
O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir um Resumo e indicar a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.
O Resumo
Também se pode chamar Sumário ou Síntese.
Deverá conter de forma sucinta as questões ou informações mais importantes referidas no relatório, ou seja, explicará a finalidade do trabalho, descreverá o método utilizado apresentará os principais resultados, conclusões. Ver exemplo.
Esta parte do relatório só deve ser feita no final. Só nessa altura é possível ter a visão global de todo o relatório necessária à elaboração de uma síntese.
Costuma estar localizado logo no início do relatório mas também poderá aparecer no fim.A Introdução
A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental.
Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter.
Deverá ainda indicar de modo claro e breve quais são os objectivos do trabalho (o propósito), ou seja, qual é o problema a ser resolvido. Evidentemente, é quem orienta a investigação/pesquisa/estudo que deve definir, claramente, quais são os objectivos do trabalho.
A maior parte das vezes 3 ou 4 parágrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, são suficientes para introduzir o assunto a tratar.De pouco vale copiar de livros e enciclopédias longos textos que não se percebem, abordando aspectos irrelevantes e enfadonhos, utilizando linguagem e conceitos que não se dominam e, por vezes até, repetindo várias vezes a mesma ideia. Não é necessário fazer um relato detalhado de todos os passos seguidos. No entanto será importante fazer um resumo do procedimento experimental, onde se seleccionem apenas os passos fundamentais. Se os passos essenciais forem devidamente justificados então estaremos a fundamentar a técnica utilizada.
Fechar...
O resumo do procedimento experimental é um trabalho de síntese que obriga a focar a atenção nos aspectos do procedimento que são realmente importantes, o que permitirá adquirir uma visão mais global do trabalho. O procedimento experimental seguinte refere-se à purificação por recristalização (técnica utilizada) do ácido acetilsalicílico:
"1. Medir cerca de 50 cm3 de do solvente fornecido(água + álcool 8:1) para um erlenmeyer.2. Dissolver uma dada porção de ácido acetilsalicílico a quente..3. Filtrar a quente com filtro de pregas para um copo (colocar previamente o funil e papel de filtro na estufa)..4. Deixar cristalizar por arrefecimento..5. Filtrar a pressão reduzida de modo a separar e secar os cristais de ácido acetilsalicílico. Lavar com água fria." Os Resultados
Pode chamar-se Apresentação e Análise de Resultados, Registo e Tratamento de Resultados ou ainda Observações.
Se for importante para a análise e interpretação dos resultados obtidos, deve fazer-se uma caracterização dos produtos/amostras/reagentes utilizados de preferência em quadro ou tabela.
A apresentação dos resultados deve constituir uma compilação do conjunto de dados/resultados/observações obtidos durante a realização experimental. Sempre que possível, devem ser apresentados em tabelas, quadros, esquemas ou gráficos.
Muitas vezes a apresentação dos resultados resume-se à caracterização das amostras obtidas e/ou às observações efectuadas durante a realização do trabalho. As Conclusões
Também pode chamar-se: Discussão ou Comentários Finais.
Será necessário realçar os principais resultados e comentá-los de um ponto de vista crítico, traduzindo a opinião do autor sobre o seu interesse e qualidade. Isso implica avaliar se estes são aceitáveis tendo em consideração os objectivos iniciais do trabalho e aquilo que estava previsto ou estipulado, o que, por vezes, envolve uma comparação entre os dados obtidos experimentalmente e a informação bibliográfica. No final desta avaliação deve apresentar-se, claramente, a resposta ao problema enunciado na introdução.
Os fenómenos ou resultados imprevistos devem ser aqui referidos e, sempre que possível, interpretados.
Devem apontar-se as possíveis causas de afastamento dos resultados em relação aquilo que era esperado (erros/incertezas experimentais? de que tipo? de que grandeza? Quais os mais importantes? Deficiências do método utilizado?). Quando o objectivo do trabalho for utilizar uma determinada técnica experimental, deverão ser indicadas as dificuldades sentidas e limitações identificadas.
Atividade 3: Livro escolhido ( Pacheco )
Atividade 3: Livro escolhido ( Sílvia )
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
Relato comentado: "Podemos conhecer um Universo? Reflexões sobre um grão de sal." ( Pacheco )
Relato comentado: "Podemos conhecer um Univers? Reflexões sobre um grão de sal." ( Sílvia )
Ao mesmo tempo que faz crítica, dá exemplos de várias questões interessantes para investigações científicas e pergunta até que ponto podemos compreender realmente este Universo que está à nossa volta.
Afirma também que o Universo é incognoscível, e que o homem não tem como decifrá-lo. Já que isso não é possível lança um desafio: Como não podemos conhecer o Universo, poderemos conhecer em detalhes um grão de sal ?
Existem leis naturais, regras que resumem qualitativa e quantitativamente a forma de como o mundo funciona. Poderíamos imaginar um Universo no qual não houvesse tais leis. Para compreender esse Universo precisaríamos de um cérebro tão grande quanto o próprio Universo.
Para finalizar diz em seu texto que um Universo incognoscível não é lugar para um ser pensante e que o Universo ideal para nós é aquele que habitamos e imagina que isso não é apenas uma coincidência.
O texto em questão é de grande importância para a ciência e nos instiga a refletir e conhecer mais como foi construído esse Universo.
Relato comentado: O milagre brasileiro. ( Pacheco )
Relato comentado: O milagre brasileiro. ( Sílvia )
Explica sobre o “Milagre Brasileiro” e coloca Delfim Neto como o principal responsável do que aconteceu com a política econômica do Brasil, como também o aumento da dívida externa do país em 1967, onde os países em desenvolvimento mais avançados aproveitaram os incentivos fiscais do governo para fazer empréstimos externos e fixar suas indústrias no Brasil (as multinacionais).
Escreve também sobre o mascaramento do índice de inflação, o aumento dos salários dos trabalhadores qualificados e a desvalorização dos salários dos que eram pouco qualificados.
O autor, neste texto nos faz refletir sobre as conseqüências que o destaque do país no contexto mundial (potencial industrial e econômico) em detrimento do descaso com a ecologia, habitação, educação e os indicadores muito baixos de saúde.
O texto em questão é de grande valia para a compreensão da nossa realidade social, ambiental, econômica e política, contribuindo bastante para a história do Brasil.
Relato comentado: Se um viajante numa noite de inverno. ( Pacheco )
Relato comentado: Se um viajante numa noite de inverno. ( Sílvia )
O autor, em sua narrativa, coloca o leitor como protagonista da história dando instruções de como e de quantas maneiras se pode ler um bom livro.
Recomenda concentração, relaxamento, isolamento, boa luminosidade e algumas posições que julga serem as melhores.
Diz ainda que não importa o lugar onde esteja, deixe o mundo da leitura te dominar. Não importa a idade, seja jovem ou velho, é sempre tempo de ler. Viaje no tempo e no espaço, e busque experiências extraordinárias através da leitura de um bom livro.
Fala também da falta de expectativa do leitor ao ler um romance ou um texto qualquer.
Na minha opinião, o autor exagerou um pouco em relação à tantas recomendações, apesar de considerar que algumas são imprescindíveis (posição, concentração e luminosidade). A boa e saudável leitura enriquece o conhecimento, abre caminhos para muitas oportunidades com ou sem todos estes rituais.
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Atividade 2: Termos da lista de palavras
do Lat. celula, pequena cela
s. f.,
dim. de cela;
casulo de semente;
cada um dos quartos ou alojamento dos cardeais;
Med.,
a mais pequena porção do organismo capaz de vida independente;
cada um dos elementos plásticos, microscópicos, dos tecidos orgânicos;
pequena cavidade ou interstício no tecido esponjoso dos ossos, etc. .
Texto Micrócus, de Tacus
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Atividade 1: Verbete de dicionário para o termo" tempo "
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
LINGUAGEM METAFÓRICA E LINGUAGEM CIENTÍFICA
COMPARAÇÃO ENTRE TEXTOS
TEXTO DE DOOLING E LANDMAN
LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES DO TEXTO DE DOOLING E LANDMAN
Texto: Letramento e capacidades de leitura para a cidadania, de Roxane Rojo
Portanto, o nosso desafio como educador é preparar nossos alunos a favor de uma cidadania crítica e consciente.
Definição de senso comum
Resumo: A procura de regras
Generalizações parciais, seleção e sítese
Definição do fazer ciêntífico
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Mural da Ciência
1) O universo é tão grande do ponto de vista físico, assim como um grão de sal também é tão grande do ponto de vista atômico.
2) O universo é regido por leis que muitos entendem como de origem divina, e essas leis também se aplicam ao conglomerado de átomos que compõe um grão de areia.
3) O universo apesar de parecer um caos, ele é regido por leis não totalmente desvendadas, porém reais. No mundo atômico a que nos referimos a composição de um grão de sal as mesmas leis se aplicam.
Avaliação do 1º mês - Sílvia
2) Também foi muito significativa, onde concentram nossas expectativas, falando um pouquinho de nós e observar também as experiências dos colegas.
3) Foi muito bom, pois, muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas e minhas expectativas foram superadas.
5) Contribuiu com mais momentos de estudos e reflexão sobre conceito de esfera e gêneros do discurso, explorando texto e leitura as capacidades envolvidas leitura e produção.
6) Trabalhamos com diferentes esferas de atividades, gêneros e textos diversificados, o que possibilitou reconhecer as suas diferentes características, porque não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação de comunicação. A diversidade de textos existentes no mundo da cultura escrita é enorme. Orais ou escritos, eles se caracterizam por usos, funções e graus de complexidade diversos. Conseqüentemente, cada um exige competências diferentes de leitura e compreensão. Além da leitura de textos variados, supõe também a possibilidade de produzi-los.Na leitura é importante propor-lhes atividades que visem ativar seu conhecimento prévio sobre o tema, fornecendo-lhes antecipadamente, ou compartilhando com eles, informações complementares, pois é difícil para o aluno compreender uma situação em que todas as informações são novas. Assim, uma boa situação de leitura deve propiciar essa articulação do novo com o conhecido e isso facilitará a compreensão do texto. O professor deve auxiliar seus alunos para melhorar suas produções através de um planejamento pedagógico, para que o aluno tenha uma boa situação de aprendizagem, oferecendo subsídios para eles tanto na leitura quanto na escrita. É a intervenção objetiva do professor consciente das características do gênero que ensina a escrever que leva os alunos a aprimorarem continuamente seus textos.
Avaliação do 1º mês - Pacheco
3ª Versão - Ler e escrever deve ser um compromisso de todas as áreas
Capacidades de escritas desenvolvidades a partir do texto "milagre brasileiro"
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Capacidades de leituras desenvolvidades a partir do texto "milagre brasileiro"
A segunda proposta contempla todas as capacidades de leituta elencadas. Esta proposta trabalha com o levantamento de hipóteses, procurando localizar o aluno no tempo/espaço e possibilitando a análise crítica e pormenorizada do texto. Esta proposta é mais criativa e tende a desenvolver o raciocínio critico do aluno.Todas as capacidades de leitura elencadas são relevantes para o bom entendimento da atividade proposta.
Leandro e Neila/Pacheco e Silvia
terça-feira, 2 de outubro de 2007
gêneros da área de CHT
orais e escritos:conto de fadas, lendas, crônicas literárias, adivinha, relatos, notícia, relato histórico,textos opinião,debates,ensaio,textos explicativo etc...
Pacheco.
álcool, crescimento e pobreza
De acordo com o quadro das capacidades, de Roxane Rojo, oa alunos deveriam ter desenvolvido os sequintes conhecimentos, capacidades,competências e habilidades para resolver essa questão corretamente:ativação de conhecimento prévio; levantamento de hipóteses; comparação de informações; produção de inferências locais; produção de inferências globais;percepção de relações de intertextualidade;elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos.
Gêneros Discursivos
Gêneros que circulam na minha disciplina: Sílvia
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Ler e escrever deve ser compromisso de todas as áreas?
Texto e leitura
segunda-feira, 24 de setembro de 2007
Conversa telefônica
- Quem fala?
- Pacheco, aqui é a Sílvia, tudo bem?
- Tudo.
- E você?
- Não estou nada bem.
- Acabei de levantar, estava fazendo minhas abluções...
- Sei...
- Quando a campainha tocou fui atender...
- Você está sozinha?
- Estou, então fui abrir a porta e não havia ninguém, mas havia um homem caído no corredor, parecia morto...
- Que horror, chama a polícia...
- Mas quando olhei novamente, ele não estava mais lá.
- Mesmo assim chame a polícia, para saber o que está acontecendo.
- Tenho medo de passar um vexame...
- Por quê?
- Pode ser coisas da minha cabeça, meu cunhado morreu a dez dias e eu sonhei com ele esta noite...
- Credo...
- Pode ser que ele esteja tentando fazer um contato; Acabei de sair do banho, estou desesperada...
-Faz assim, liga para a polícia, se for um cadáver, eles resolverão o que fazer, se for o fantasma do seu cunhado, não tem nada a fazer, ele já morreu mesmo...Esquece...
quarta-feira, 19 de setembro de 2007
Esferas de atividades humanas e os gêneros dos discursos.
CONGRESSO NACIONAL:-Esfera de atividade representada:política; -Atores envolvidos:deputados, senadores; -Interesses/perspectivas em jogo:legislar, fiscalizar os demais poderes, administrar ejulgar os casos necessários; -Exemplos de atividades realizadas na esfera:discussão de assuntos referentes aos país, elaboração, aprovação e alteração de leis; -Gêneros em circulação:redações.
DIÁRIO DE NOTÍCIAS:-Esfera de atividade representada:jornalítica; -Atores envolvidos:diretores, editores e jornalistas; -Interesses/perspectivas em jogo:informar a população sobre os acontecimentos do Brasil e do mundo; -Exemplos de atividades realizadas na esfera:seleção de conteúdos, editoração, diagramação e revisão; -Gêneros em circulação:reportagens, manchetes,editoriais e entrevistas.
LABORATÓRIO DE QUÍMICA:-Esfera de atividade representada:científica; -Atores envolvidos:pesquisadores, técnicos e químicos; -Interesses/perspectivas em jogo:pesquisar, testar e criar novos produtos; -Exemplos de atividades realizadas na esfera:pesquisas e testes; -Gêneros em circulação:relatórios.
SALA DE AULA:-Esfera de atividade representada:escolar; -Atores envolvidos:professores e alunos; -Interesses/perspectivas em jogo:construção do conhecimento através do processo ensino/aprendizagem, interação social entre professor /aluno; -Exemplos de atividades realizadas na esfera:leitura, interpretação, produção de textos, discussão de opiniões, resolução de atividades; -Gêneros em circulação:debates, dissertações e seminários.
Forum1: Checagem da hipótese do título do livro.
Sinópse do livro Cem Noites Tapuias que marcou minha vida: Sílvia
O sonho, um pesadelo, um ritual de medo com adrenalina, a emoção de querer gritar e ficar mudo, de tentar se mover e ficar preso, é assim que tudo começa. No dia seguinte problemas. Nos outros uma descoberta de um dom incrível, um poder que pode trazer coisas dos sonhos: pessoas, objetos, enfim, coisas de grandes e pequenos valores. A missão é entregue e agora Jonas com quinze anos é forçado a capturar chaves para manter a criatura presa nos sonhos, ou é o que parece, mas os sonhos não são lá de grandes confianças. Jonas se envolve de futuro e passado, vivendo dois corpos, duas mentes, forjando uma luta contra si mesmo, contra seu outro eu.
Sinópse do livro Zezinho, o dono da porquinha preta que marcou minha vida: Pacheco
terça-feira, 18 de setembro de 2007
Sinopses do livro: Blog-Entenda a revolução que vai mudar seu mundo.
Mas parece que nossas “preces” foram ouvidas, e Hugh Hewitt, um influente blogueiro — que possui coluna semanal no The Daily Standard, a edição online de The Weekly Standard, além de escrever também no WorldNetDaily.com — resolveu escrever um livro, o “Blog - Entenda a revolução que vai mudar seu mundo”, voltado para políticos, empresários e profissionais de marketing — e para “blogueiros de raiz”, claro. O livro fala também sobre curiosidades e acontecimentos no mundo dos blogs, que resultaram em uma imagem negativa ou positiva para empresas, e como agir para que os resultados sejam sempre positivos para as organizações.
“Blog é uma leitura obrigatória e inédita para quem quer estar na vanguarda da comunicação eletrônica”, diz Hugh na sinopse do seu livro.
Antecipação ou predição
quarta-feira, 12 de setembro de 2007
Paródia: Se um viajante numa manhã de verão.
Depoimento de leitura e escrita
Fórum de discussão: A leitura e a escrita deve merecer atenção de todas as disciplina?
Forum de discussão: Relato de experiência
domingo, 9 de setembro de 2007
Definição do blog
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Expectativas do curso
Porque nós professores, temos que pensar num país que deve crescer, mas, principalmente em um país grande.
Profª Sílvia
Prof Pacheco
Minha expectativa é que no futuro bem próximo todos brasileiros e brasileiras possam viver em um Brasil melhor, sem tantas desigualdades, preconceitos, perseguições e etc...