quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Avaliação do 1º mês - Sílvia

1) O refletir e pensar um pouco mais foi muito produtivo e interessante para nossa força, pois as propostas de todas as atividades foram muito pertinentes para que pudéssemos praticar leitura e escrita, nos perfis pessoais na web, depoimentos, debate entre outros que eram proposta de trabalho na unidade I.
2) Também foi muito significativa, onde concentram nossas expectativas, falando um pouquinho de nós e observar também as experiências dos colegas.
3) Foi muito bom, pois, muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas e minhas expectativas foram superadas.
4) Trabalhou muito com os diversos tipos de gêneros de discursos, e ofereceu a nós alunos do curso subsídios para que pudéssemos aprender um pouco mais sobre a diversidade de gêneros abrindo espaço para a produção de texto e aos demais elementos contextos.
5) Contribuiu com mais momentos de estudos e reflexão sobre conceito de esfera e gêneros do discurso, explorando texto e leitura as capacidades envolvidas leitura e produção.
6) Trabalhamos com diferentes esferas de atividades, gêneros e textos diversificados, o que possibilitou reconhecer as suas diferentes características, porque não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação de comunicação. A diversidade de textos existentes no mundo da cultura escrita é enorme. Orais ou escritos, eles se caracterizam por usos, funções e graus de complexidade diversos. Conseqüentemente, cada um exige competências diferentes de leitura e compreensão. Além da leitura de textos variados, supõe também a possibilidade de produzi-los.Na leitura é importante propor-lhes atividades que visem ativar seu conhecimento prévio sobre o tema, fornecendo-lhes antecipadamente, ou compartilhando com eles, informações complementares, pois é difícil para o aluno compreender uma situação em que todas as informações são novas. Assim, uma boa situação de leitura deve propiciar essa articulação do novo com o conhecido e isso facilitará a compreensão do texto. O professor deve auxiliar seus alunos para melhorar suas produções através de um planejamento pedagógico, para que o aluno tenha uma boa situação de aprendizagem, oferecendo subsídios para eles tanto na leitura quanto na escrita. É a intervenção objetiva do professor consciente das características do gênero que ensina a escrever que leva os alunos a aprimorarem continuamente seus textos.


Nenhum comentário: