sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Atividade 4: Relatório Científico

. A Apresentação
A elaboração do relatório deve passar por um esboço (planeamento da informação) e, quase sempre, por alguns rascunhos.
O aspecto geral e qualidade gráfica do relatório têm uma importância primordial. Por isso deve evitar-se rasurar, riscar ou utilizar corrector.
Apertar a letra, diminuir o espaço entre linhas, ocupar as margens tornará a leitura difícil e a apresentação pouco atraente.
O relatório deve ter uma capa. No entanto, sobretudo se for pequeno, pode dispensar uma encadernação.
O título deve dar uma indicação clara do assunto tratado explicitando o problema resolvido.
A linguagem deve ser cuidada e cientificamente correcta. Ver Exemplos.
No discurso utilizado pode optar-se por um estilo impessoal (fez-se, concluiu-se, mediu-se), plural (fizemos, concluímos, medimos) ou narrativo ( o autor fez o, o autor concluiu, mediu). A utilização do tempo verbal passado justifica-se por se estar a relatar acontecimentos já ocorridos. A Estrutura do Relatório
Pode optar-se por uma estrutura que inclua uma Introdução, Procedimento, Resultados e Conclusões. Estas diferentes partes do relatório são identificadas com subtítulos que devem ser destacados de algum modo (letras maiúscula, sublinhado, tamanho superior, etc.)
O Relatório de trabalho científico deverá ainda obrigatoriamente incluir um Resumo e indicar a bibliografia que foi utilizada. Poderá ainda ter anexos e/ou apêndices.

O Resumo
Também se pode chamar Sumário ou Síntese.
Deverá conter de forma sucinta as questões ou informações mais importantes referidas no relatório, ou seja, explicará a finalidade do trabalho, descreverá o método utilizado apresentará os principais resultados, conclusões. Ver exemplo.
Esta parte do relatório só deve ser feita no final. Só nessa altura é possível ter a visão global de todo o relatório necessária à elaboração de uma síntese.
Costuma estar localizado logo no início do relatório mas também poderá aparecer no fim.A Introdução
A introdução deve apresentar o tema geral do trabalho experimental.
Pode indicar alguma informação acerca do tema em estudo, nomeadamente, parâmetros com as quais se pretende comparar os resultados obtidos e as previsões, ou seja, os resultados que se esperam obter.
Deverá ainda indicar de modo claro e breve quais são os objectivos do trabalho (o propósito), ou seja, qual é o problema a ser resolvido. Evidentemente, é quem orienta a investigação/pesquisa/estudo que deve definir, claramente, quais são os objectivos do trabalho.
A maior parte das vezes 3 ou 4 parágrafos, bem escritos e fundamentados em bibliografia adequada, são suficientes para introduzir o assunto a tratar.De pouco vale copiar de livros e enciclopédias longos textos que não se percebem, abordando aspectos irrelevantes e enfadonhos, utilizando linguagem e conceitos que não se dominam e, por vezes até, repetindo várias vezes a mesma ideia. Não é necessário fazer um relato detalhado de todos os passos seguidos. No entanto será importante fazer um resumo do procedimento experimental, onde se seleccionem apenas os passos fundamentais. Se os passos essenciais forem devidamente justificados então estaremos a fundamentar a técnica utilizada.
Fechar...
O resumo do procedimento experimental é um trabalho de síntese que obriga a focar a atenção nos aspectos do procedimento que são realmente importantes, o que permitirá adquirir uma visão mais global do trabalho. O procedimento experimental seguinte refere-se à purificação por recristalização (técnica utilizada) do ácido acetilsalicílico:
"1. Medir cerca de 50 cm3 de do solvente fornecido(água + álcool 8:1) para um erlenmeyer.2. Dissolver uma dada porção de ácido acetilsalicílico a quente..3. Filtrar a quente com filtro de pregas para um copo (colocar previamente o funil e papel de filtro na estufa)..4. Deixar cristalizar por arrefecimento..5. Filtrar a pressão reduzida de modo a separar e secar os cristais de ácido acetilsalicílico. Lavar com água fria." Os Resultados
Pode chamar-se Apresentação e Análise de Resultados, Registo e Tratamento de Resultados ou ainda Observações.
Se for importante para a análise e interpretação dos resultados obtidos, deve fazer-se uma caracterização dos produtos/amostras/reagentes utilizados de preferência em quadro ou tabela.
A apresentação dos resultados deve constituir uma compilação do conjunto de dados/resultados/observações obtidos durante a realização experimental. Sempre que possível, devem ser apresentados em tabelas, quadros, esquemas ou gráficos.
Muitas vezes a apresentação dos resultados resume-se à caracterização das amostras obtidas e/ou às observações efectuadas durante a realização do trabalho. As Conclusões
Também pode chamar-se: Discussão ou Comentários Finais.
Será necessário realçar os principais resultados e comentá-los de um ponto de vista crítico, traduzindo a opinião do autor sobre o seu interesse e qualidade. Isso implica avaliar se estes são aceitáveis tendo em consideração os objectivos iniciais do trabalho e aquilo que estava previsto ou estipulado, o que, por vezes, envolve uma comparação entre os dados obtidos experimentalmente e a informação bibliográfica. No final desta avaliação deve apresentar-se, claramente, a resposta ao problema enunciado na introdução.
Os fenómenos ou resultados imprevistos devem ser aqui referidos e, sempre que possível, interpretados.
Devem apontar-se as possíveis causas de afastamento dos resultados em relação aquilo que era esperado (erros/incertezas experimentais? de que tipo? de que grandeza? Quais os mais importantes? Deficiências do método utilizado?). Quando o objectivo do trabalho for utilizar uma determinada técnica experimental, deverão ser indicadas as dificuldades sentidas e limitações identificadas.

Um comentário:

Tamara disse...

Olá, professores, a proposta era produzir uma relatório científico e não teorizar sobre o mesmo.Abs, Cid e Tamar.