quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Relato comentado: "Podemos conhecer um Univers? Reflexões sobre um grão de sal." ( Sílvia )

Cientista americano, mestre em Física e doutor em Astrofísica e Astronomia, Carl Edward Sagan (09/11/34 – 20/12/96), em seu texto “Podemos conhecer o Universo? Reflexões sobre um grão de sal”, produzido em 1979, nos diz que a ciência é um modo de pensar, baseada na experimentação e na maneira de desafiar velhos dogmas para ver o Universo como ele realmente é.
Ao mesmo tempo que faz crítica, dá exemplos de várias questões interessantes para investigações científicas e pergunta até que ponto podemos compreender realmente este Universo que está à nossa volta.
Afirma também que o Universo é incognoscível, e que o homem não tem como decifrá-lo. Já que isso não é possível lança um desafio: Como não podemos conhecer o Universo, poderemos conhecer em detalhes um grão de sal ?
Existem leis naturais, regras que resumem qualitativa e quantitativamente a forma de como o mundo funciona. Poderíamos imaginar um Universo no qual não houvesse tais leis. Para compreender esse Universo precisaríamos de um cérebro tão grande quanto o próprio Universo.
Para finalizar diz em seu texto que um Universo incognoscível não é lugar para um ser pensante e que o Universo ideal para nós é aquele que habitamos e imagina que isso não é apenas uma coincidência.
O texto em questão é de grande importância para a ciência e nos instiga a refletir e conhecer mais como foi construído esse Universo.

Nenhum comentário: